segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Stevie Wonder, Oliver Sacks e suas Humildades

Ele chega assim, do nada e...


Meu pai sempre falava que ele era sem igual.
Um astro.
Daredevil sempre diz que ele é autoajuda pura, sempre sorrindo.
Meu pais sempre chorava muito quando o ouvia, ou dançava sem parar ou dirigia o carro e nem ouvia o que falávamos enquanto ouvia suas canções em fita.
Eu sou do tempo da fita cassete.
Eu frequento um tratamento baseado nos estudos do Oliver Sacks e ele disse em uma entrevista que as pessoas nascem com o sistema nervoso direcionado para aquilo", aquele norte da vida.
Então, como ele mesmo disse em uma entrevista ao programa Roda Viva da tv Cultura, Mozart nasceu com o sistema nervoso direcionado à música.
É claro que ele complementa com a necessidade de estudo, desenvolvimento e disciplina.
Mas, ele é claro na entrevista: por mais que um outro ser se esforce, não chegará a ser Mozart, caso não tenha o sistema nervoso como o de Mozart.
É fato: a doença que possuo demonstra muito bem que cada um reage de uma forma por causa do sistema nervoso central.
Oliver Sacks concede uma aula inesquecível no programa Roda Viva e cita Edelman, grande médico, biólogo molecular e pesquisador.
É tão simples percebemos as diferenças que o Oliver Sacks explica: preste atenção quando Stevie Wonder senta ao piano e toca.
Há tantos livros maravilhosos do dr. Oliver Sacks explicando esses fenômenos e só tenho a agradecer a humildade desses dois seres: um por demonstrar de forma clara, como reage ao que ele é em sua essência e ao outro pelo legado de lições e aprendizados principalmente quanto à doença que possuo.
Acho que no fundo, grandes seres dividem o que sabem e vivem em suas vidas o que são.
Aprendi isso melhor com as conversas com os médicos que tratam da minha doença e com Daredevil.
Que sejamos mais Stevie Wonder e Oliver Sacks em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário